Água & Ambiente online
Dois dias de debate, 12 painéis, 50 oradores: são muitos e variados os temas relevantes que farão da 20.ª Expo Conferência da Água o evento incontornável do setor em 2025. O encontro decorrerá já nos próximos dias 13 e 14 de novembro , em Lisboa , e hoje selecionamos três painéis imperdíveis a que vai querer mesmo assistir na próxima edição do evento de referência da comunidade de profissionais da Água.
Logo no primeiro dia do evento, na Sessão de Abertura da Semana de Ambiente 2025, vamos contar com a apresentação do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, que irá elencar as “Prioridades da APA para 2026” , nas áreas da água, resíduos e energia. Será uma oportunidade privilegiada para antecipar o ano que se segue, com a informação mais atualizada sobre os trabalhos em curso de uma entidade estrutural e transversal a três setores essenciais à sociedade e à economia.
A abrir o segundo dia da 20.ª Expo Conferência da Água, levantamos a questão: estará a “Segurança na prestação dos serviços de água em estado crítico?” . Neste painel, analisamos o assunto à lupa, focando aspetos cruciais, como o desempenho ainda insuficiente das entidades gestoras de água no Índice de Segurança e Resiliência e o que pode ser feito para mudar este estado de coisas; a gestão de reservatórios em situações de crise ou a tendência de concentração de fontes de abastecimento e o que isto pode significar para a segurança dos serviços. Para escalpelizar estes e outros pontos-chave, teremos um painel notável de oradores, que incluirá Luís Simas, Assessor do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, José Manuel Sardinha, Presidente do Conselho de Administração da EPAL, Eduardo Marques, Presidente da Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente e José Francisco Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Presidente da Águas Públicas da Serra da Estrela. A discussão será moderada por Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water.
Neste segundo dia, teremos ainda outro painel que não vai querer perder, intitulado “Implementar a nova diretiva das águas residuais urbanas à escala das entidades gestoras” . Há novas exigências a cumprir no setor do saneamento, incluindo níveis de tratamento mais elevados e, este ano, vamos descer à escala das entidades gestoras para perceber, com dados concretos, quais as implicações da nova diretiva europeia: os investimentos que têm de ser feitos, os custos associados, as oportunidades de financiamento. É uma discussão necessária e proativa, que visa ajudar a preparar o setor para um enorme desafio dos próximos anos. E o conjunto de oradores que perfazem este painel promete um debate informado e atualizado: à volta da mesa estarão Ana Margarida Luís, Administradora Executiva da AdP – Águas de Portugal, Ruben Fernandes, Administrador Executivo da Águas e Energia do Porto, João Macedo, Consultor de Energia no ISQ e Paulo Catalino, Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal e Presidente da AINTAR, numa sessão moderada por Maria João Rosa, Investigadora Coordenadora do LNEC.
Estas são três excelentes razões para marcar presença na 20.ª Expo Conferência da Água, no próximo mês de novembro. Mas há muitas mais, porque, no evento de referência do setor, não há assuntos supérfluos e nada é deixado ao acaso. Serão dois dias intensos e preenchidos, a percorrer os grandes temas do setor de fio a pavio. Haverá melhor forma de preparar o ano seguinte? Junte-se a nós na 20.ª edição da grande reunião anual do setor da Água!
Marque já na sua agenda!
E aproveite: todas as inscrições realizadas até 30 de outubro beneficiam de um desconto especial de até 10%.
Consulte o Programa da 20.ª Expo Conferência da Água
Saiba também mais sobre as outras duas iniciativas da Semana de Ambiente:
19.º Fórum Resíduos
13.º Fórum Energia