Ambiente Magazine
Lançado em setembro de 2023, o projeto WENexus começa a evidenciar o seu impacto nas soluções de eficiência energética já desenvolvidas. Através dos projetos que ajudou a promover até ao momento, é possível poupar anualmente mais de 4 GWh de energia e evitar a emissão de cerca de 500 toneladas de dióxido de carbono. Os resultados ganham escala em função da adesão de mais entidades gestoras dos serviços de água que pretendam efetivamente contribuir para a mitigação das alterações climáticas.
A transição energética no setor da água é uma oportunidade estratégica para aumentar a resiliência e o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia, o WENexus é um projeto de assistência técnica gratuita que apoia as entidades gestoras de serviços de água e saneamento a avançarem com projetos de eficiência energética e produção de energia renovável. A consultoria tem uma amplitude muito completa, que pode ir desde a fase de analise de viabilidade, viabilidade até à contratação.
Composto pela S317 Consulting, pela ENGIDRO e pela sociedade de advogados Gómez-Acebo & Pombo, o consórcio reúne competências técnicas, financeiras e jurídicas que permitem apoiar as entidades em todas as vertentes. Desde o estudo técnico-económico à elaboração de peças para concursos públicos e ao acompanhamento jurídico, o apoio é completo, direcionado e sem custos para os operadores.
Atualmente, o projeto já apoia oito entidades gestoras, mas o objetivo é escalar o impacto e chegar a todos os operadores dos serviços de águas e saneamento, a nível nacional.
Para além do trabalho no terreno, o WENexus tem também um papel estratégico enquanto interlocutor junto da Comissão Europeia. Ao identificar bloqueios técnicos, legais e financeiros, o projeto contribui para ajustar políticas e mecanismos de apoio à realidade do setor, funcionando como uma ponte entre o que se exige em Bruxelas e o que é possível executar em Portugal.
Filipe Morais de Vasconcelos, CEO da S317 Consulting, afirma que “há anos que a transição energética no setor da água em Portugal enfrenta os mesmos obstáculos: falta de apoio técnico, limitações financeiras, escassez de recursos humanos e projetos que ficam pelo caminho. Apesar do reconhecido peso da fatura energética nas entidades gestoras de água e saneamento, muitas intenções continuam por concretizar, e é precisamente para desbloquear estes desafios que foi criado o projeto WENexus, que intervém nas fases críticas, onde os projetos param: a preparação, decisão e execução”.