Jornal Económico online
Desde o primeiro contrato assinado em 1987 que a entidade financeira tem investido no país num sector que considera ser importante para trazer investimento do mercado de capitais.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) já colocou em Portugal três mil milhões de euros desde a assinatura do primeiro contrato em 1987, entre os mais de 60 assinados pela entidade financeira. A informação consta de um relatório do BEI apresentado por João Fonseca Santos, Head of EIB Group Office in Portugal, durante a conferência dedicada ao sector da água, que decorre no Centro Cultural de Belém esta terça-feira. “Temos uma relação histórica com o grupo Águas de Portugal, mas também com municípios e players do sector industrial onde ajudamos grandes empresas a melhorarem o seu ciclo de utilização de água. Podem contar com o apoio do BEI no sector da água”, referiu, destacando o programa de investimento entre 2015-2021 com o grupo Águas de Portugal no valor de 420 milhões de euros para a construção e reabilitação dos sistemas de distribuição de água em alta e saneamento, bem como as infraestruturas de tratamento de águas.
No último ano o Banco Europeu de Investimento financiou 88 mil milhões de euros, sendo que 8,4 mil milhões foram fora da União Europeia (UE), tendo investido 1,7 mil milhões de euros no sector da água. “Queremos ter um volume de 50% de investimento dedicado às alterações climáticas até 2025. Há uma necessidade de trabalhar o sector da água e que ele nos ajude a atingir as nossas ambições estratégicas”, afirmou, salientando que a entidade financeira se foi transformando por uma necessidade de ter produtos e investimentos que tentam ajudar os promotores nos seus diferentes ciclos.
Para João Fonseca Santos, o sector da água é elegível para as prioridades do BEI, dado ser um sector importante para trazer investimento do mercado de capitais. O BEI tem investido, em termos europeus, três mil milhões no sector da água anualmente, mas em 2023 passou para quatro mil milhões de euros. “Estes valores ajudam a trazer água potável a cinco milhões de pessoas. Entre 2018 e 2022 o BEI investiu 12,6 mil milhões de euros”, sublinhou.