Expresso
Em 2020, um cidadão consumia, diariamente, 178 litros de água. A escassez de água já levou algumas autarquias a desligar os sistemas automáticos de rega
O consumo de água das redes públicas aumentou perto de 25 por cento nos últimos 20 anos. De acordo com a análise do “Correio da Manhã” aos dados recolhidos nos 308 municípios portugueses, cada português consome, em média, diariamente 178 litros de água, mais 36 litros diários do que em 2020.
Quanto ao consumo anual, no início do século, cada cidadão consumia 52 mil litros de água por ano, já em 2020 o consumo disparou para os 65 mil litros. Atualmente, os banhos, os autoclismos, as máquinas de lavar roupa e loiça e, ainda, a rega de jardins fazem parte do consumo regular de água das famílias portuguesas.
Num período de seca, e sem previsão de chuva significativa para breve, o Governo começa a preparar a campanha de poupança de água, tendo já desativado a produção elétrica em barragens. Algumas autarquias (120) optaram por desligar os sistemas automáticos de rega.