A Águas de Paços de Ferreira é das entidades gestoras mais eficientes do país no combate ao desperdício de água. Ocupou a 12,a posição em 2017, entre as 256 entidades gestoras do serviço público de abastecimento. Estas constatações têm por base o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal 12018, que reporta o ano de 2017, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O indicador em questão, vulgarmente designado por “Perdas de Água”, exprime a percentagem das perdas de água relativamente à quantidade de água entrada na rede de abastecimento.
Valor médio das perdas de água nacional é de 30%
As perdas de água nos sistemas de abastecimento de água, resultam de diversos fatores como as fugas de água, utilizações não autorizadas e deficiências de medição. Não obstante o esforço de diversas entidades no combate às perdas de água, o valor médio em Portugal mantém-se nos 30% desde 2013. “Os resultados da Águas de Paços de Ferreira no combate ao desperdício de água estão sustentados em importantes investimentos em equipamentos, processos e em recursos humanos qualificados fortemente motivados”, explica Arminda Silva, Diretora-geral da Águas de Paços de Ferreira.
“O combate ao desperdício de água será sempre uma prioridade para a Águas de Paços de Ferreira que, desde 2005, reduziu o valor das perdas de água de 35.9%para os 15.3% obtidos em 2018. Reduzir as perdas de água constitui um benefício de poupança no tratamento e distribuição de água, mas também um benefício ambiental na preservação das reservas naturais de água doce e na redução dos consumos de energias não renováveis”, sublinha ainda a responsável da concessionária.
Os pacenses combatem o desperdício de água
Arminda Silva não deixa de agradecer o esforço da população: “Parte da redução das perdas de água deve- -se também aos munícipes de Paços de Ferreira, que têm participado à empresa as fugas e avarias na rede pública de água. A Águas de Paços de Ferreira expressa aqui o seu agradecimento aos munícipes, fazendo o apelo para que todos comuniquem as fugas e avarias na rede pública, através do n° 255860571”.
Água da rede pública de Paços de Ferreira distinguida com selo de qualidade da água para consumo humano
Foi atribuído à Águas de Paços de Ferreira o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano 2018.
Conquistou assim, pelo quarto ano consecutivo, o “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano” e muito provavelmente receberá idêntica distinção em 2019. Estes selos de qualidade inserem-se nos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas
e Resíduos, promovidos pelo jornal Água & Ambiente e pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano evidencia que a qualidade da água distribuída é segura. //