A LIS-Water assinou um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para um vasto programa de melhoria das políticas públicas e da regulação dos serviços de água e saneamento na América Latina e no Caribe (RegWAS LAC).
A abordagem assenta em quatro pilares: i) avaliar a situação atual da política pública e regulação na região LAC, com base numa metodologia abrangente e sistemática, realizar análises de benchmarking e definir um roteiro para melhoria; ii) promover reflexão e aconselhamento estratégico; iii) implementar um programa avançado de formação e capacitação; iv) desenvolver e disseminar um conjunto de instrumentos como orientações, mensagens-chave, estudos de caso, melhores práticas e lições aprendidas.
Para além do BID e da LIS-Water, participam neste programa a Associação dos Reguladores de Água e Saneamento das Américas (ADERASA), a Associação Internacional da Água (IWA) e a parceria global das Nações Unidas Saneamento e Água para Todos (SWA).O programa teve início neste mês de maio, tem uma duração de dois anos e meio, e abrange 26 países da América Latina e Caribe. É financiado pelo BID com forte apoio do Governo de Portugal.
A AEPSA é membro fundador e faz parte do Conselho de Administração da LIS-Water