Água&Ambiente na Hora
Nos próximos anos, o Sector da Água terá de ser orientado pela “eficiência”, afirmou esta tarde o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, na abertura dos webinars que o jornal Água &Ambiente organiza entre hoje e quarta-feira, dedicados aos sectores da Água, Resíduos (dia 2) e Energia (dia 3).
Desde logo, as empresas têm de ser mais eficientes na compra da água em alta e na energia que consomem para a sua distribuição, acrescentou o Ministro que sublinha ser a eficiência a palavra chave para os próximos anos.
João Pedro Matos Fernandes referiu que o Sector da Água não pode responder ao futuro com instrumentos do passado e que terá de contribuir para uma economia sustentável, apostada em novas formas de produzir, consumir e proteger o ambiente.
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática identificou como o grande risco para o sector da Água a situação de quebra de rendimento que a população poderá sentir nos próximos meses e que poderá colocar em causa a capacidade para fazer face às despesas com serviços básicos como a água, o que trará consequências para o sector.
O Ministro fez ainda um balanço positivo a propósito da forma como os serviços básicos da Água e do Saneamento, dos Transportes e da Energia conseguiram passar pela pandemia da Covid 19.
“Os serviços não pararam e ultrapassaram alguns percalços sempre com enorme profissionalismo”, referiu o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, na abertura dos webinars que o jornal Água &Ambiente organizou para relançar as suas iniciativas.
O Fórum Energia está marcado para 29 e 30 de Setembro e o Fórum Resíduos para 27 e 28 de Outubro. Já a Expoconferência da Água mantém a data prevista 24, 25 e 26 de Novembro.