Ambiente Online
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável está a exigir à tutela a cassação de licença da Weecycle como entidade gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
Num ofício enviado hoje à Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, a ZERO sublinha que a Weeecycle nunca apresentou publicamente os relatórios de atividade, desde que foi emitida a sua licença, em maio de 2018. “Nem sequer existe qualquer evidência de que tenham sido elaborados”, denuncia. O último relatório, referente ao ano de 2019, deveria ter sido disponibilizado publicamente até 15 de abril de 2020.
“A ZERO considera que esta situação, além de configurar a prática de duas ações ilegais em relação a 2018 e 2019, é inaceitável, pois demonstra a total incapacidade da Weeecycle para cumprir as suas obrigações mais elementares, como são as de informar o público sobre a sua atividade”, lamenta.
A associação tem apresentado à tutela e autoridades ambientais, nomeadamente Agência Portuguesa do Ambiente e IGAMAOT – Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, sucessivas denúncias relativamente à gestão de REEE “sem que até à data tenha recebido qualquer resposta conclusiva sobre essas situações