A Câmara Municipal do Funchal (CMF) deu início, na última semana, à instalação de um inovador sistema de tele-gestão e controle do abastecimento de águas públicas na nascente dos Tornos, na freguesia do Monte, que vem salvaguardar a qualidade da água e optimizar os índices de eficiência no consumo doméstico.
O vice-presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia, que tutela o pelouro das Aguas e Saneamento Básico, visitou a empreitada a decorrer no Caminho dos Tornos e prevê a sua conclusão para Janeiro de 2019.
A instalação do novo sistema de monitorização tem como objectivo “melhorar substancialmente o sistema de abastecimento e tele- gestão das águas nas zonas altas do Monte”, destacou o número dois do executivo de Paulo Cafôfo, “possibilitando detectar precocemente águas com sólidos em suspensão, ou seja, água turva afectada por terras.”
Os equipamentos necessários à monitorização que estão a ser instalados vão requerer, por sua vez, a adaptação do respectivo centro de comando existente no Município.
O novo sistema automatizado “analisa a água em tempo real, monitorizando a sua composição e detectando situações em que a água não esteja própria para consumo. Caso seja necessário proceder a uma intervenção, o sistema bloqueia a fonte contaminada, recorrendo, de imediato, a uma segunda fonte de abastecimento. Desta maneira, seremos capazes de prevenir futuras ocorrências, interferindo na rede antes do problema afectar os consumidores”, explicou Miguel
Silva Gouveia ao DIÁRIO.
O projecto será posteriormente alargado a mais três zonas do concelho, possibilitando à Divisão Municipal de Aguas e Saneamento Básico reunir informações cada vez mais completas relativamente à rede de abastecimento de águas do Funchal.
“O investimento do Município neste novo sistema para a rede do Monte ascende a 60 mil euros, as- sumindo-se como a solução adequada e permanente para os problemas de abastecimento de água que, por vezes, afectam as zonas altas do Monte.”
SISTEMA DE TELE- GESTÃOTRAZ QUALIDADE À ÁGUA E EFICIÊNCIA AO CONSUMO NOS LARES
Município Investiu 60 mil euros neste sistema para a rede do Monte.
COMBATE ÀS PERDAS DE ÁGUA VAI MARCAR ACÇÃO DO PRÓXIMO ANO
O Orçamento da CMF para o próximo ano reforça o investimento na área das águas, que ascenderá, em 2019, a 1,9 milhões de euros. O combate as perdas de água estará na ordem do dia, sendo que a principal empreitada a este respeito vai levar à substituição de todas as redes de abastecimento de água potável em fibrocimento ainda existentes no concelho. Estas localizam-se essencialmente no sector ocidental do Funchal, compreendendo as freguesias de Santo António, São Martinho, São Roque e Monte, numa extensão global de 10,5 quilómetros, sendo que a obra levará à renovação de condutas de grandes diâmetros, com mais de 50 anos, que se assumem, neste momento, como um grande foco de roturas e de perdas significativas de água. A esta intervenção somam-se o alargamento do sistema de tele- gestão, com especial incidência na zona de São Martinho, e que também vai permitir controlar as perdas de água na rede em tempo real, e ainda a aquisição de três novas viaturas para o Departamento de Aguas, nomeadamente uma viatura de detecção de fugas de água potável, uma viatura de desobstrução de colectores e uma viatura para tele-inspecção de redes.