“Alertar a comunidade escolar e a sociedade para anecessidade de cuidar e proteger os cursos de água, não só pela suainquestionável importância ambiental e ecológica, mas também pelo seu elevadovalor histórico, social e cultural”, é o objetivo do LIVING RIVER ,projeto internacional inovador que integra uma equipa de investigadores doCentro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia daUniversidade de Coimbra (FCTUC).
De acordo com a nota envida, o LIVING RIVER pretende também”reforçar as aptidões e competências da população” de forma a”promover iniciativas que contribuam para a melhoria das condiçõesambientais, ecológicas e sociais dos rios e ribeiros”, usando recursos eferramentas científicas para uma ação de ciência cidadã global informada.
As atividades previstas no âmbito do projeto, que tem aduração de três anos, envolvem as comunidades escolares e a população em geralarticuladas com a comunidade científica.
A primeira reunião da equipa internacional realiza-se nospróximos dias8 e 9 de novembro, no Departamento de Ciências da Vida da FCTUC,para coordenação das atividades a desenvolver a curto e longo prazo.
O projeto, LIVING RIVER é coordenado pela ASPEA AssociaçãoPortuguesa de Educação Ambiental, o projeto é cofinanciado pelo programaERASMUS+. Integra 4 países (Espanha, Portugal, Roménia e Turquia) e 7parceiros.