Jornal de Notícias Zero critica que valores sejam creditados em cartão para uso numa cadeia de supermercados A associação ambientalista Zero considera que o incentivo da campanha “Reciclar Vale Mais”, lançado na quinta-feira pela EGF – Environment Global Facilities, é “muito fraco”. A campanha prevê pontos de recolha de embalagens usadas em 15 supermercados Pingo Doce de norte a sul do país. Por cada saco de 50 litros cheio de embalagens entregue, a EGF credita 15 cêntimos em cartão para compras nas lojas daquela marca. Um saco de 3 0 litros equivale a dez cêntimos em cartão.Com este projeto-piloto, que estará a decorrer durante dois meses, a EGF pretende aferir se um incentivo financeiro poderá mudar os comportamentos dos portugueses, levando-os a reciclar mais.Rui Berkemeier, da Zero, saúda o esforço, mas considera que o incentivo é “muito fraco” e lamenta que seja “condicionado a consumo num determinado supermercado”. Também o sistema de recolha, que implica a presença de um funcionário em cada loja para receber os resíduos e colocar o valor em cartão, “não é prático”, diz, temendo que a campanha não venha a ter grande impacto nos níveis de reciclagem.O ambientalista defende que a implementação de máquinas automáticas para recolha de garrafas de plástico a troco de dinheiro teria mais resultados na mudança de hábitos e proteção do ambiente, assim como a recolha de resíduos porta a porta. Zero critica que valores sejam creditados em cartão para uso numa cadeia de supermercados reciclagem A associação ambientalista Zero considera que o incentivo da campanha “Reciclar Vale Mais”, lançado na quinta-feira pela EGF – Environment Global Facilities, é “muito fraco”. A campanha prevê pontos de recolha de embalagens usadas em 15 supermercados Pingo Doce de norte a sul do país. Por cada saco de 50 litros cheio de embalagens entregue, a EGF credita 15 cêntimos em cartão para compras nas lojas daquela marca. Um saco de 3 0 litros equivale a dez cêntimos em cartão.Com este projeto-piloto, que estará a decorrer durante dois meses, a EGF pretende aferir se um incentivo financeiro poderá mudar os comportamentos dos portugueses, levando-os a reciclar mais.Rui Berkemeier, da Zero, saúda o esforço, mas considera que o incentivo é “muito fraco” e lamenta que seja “condicionado a consumo num determinado supermercado”. Também o sistema de recolha, que implica a presença de um funcionário em cada loja para receber os resíduos e colocar o valor em cartão, “não é prático”, diz, temendo que a campanha não venha a ter grande impacto nos níveis de reciclagem.O ambientalista defende que a implementação de máquinas automáticas para recolha de garrafas de plástico a troco de dinheiro teria mais resultados na mudança de hábitos e proteção do ambiente, assim como a recolha de resíduos porta a porta.