JORNAL DE NEGÓCIOS Em Portugal, são recolhidas todos os anos 72 mil toneladas de pneus. Uma oportunidade para tirar “ideias verdes” do papel. O Prémio Inov.ação Valorpneu é a oportunidade de fazer as “ideias verdes” sair do papel, abrindo caminhos para que projectos com potencial possam beneficiar do know-how de um leque alargado de parceiros de diferentes sectores de actividade, que se unem em torno desta iniciativa para ajudar as mais inovadoras ideias a tornarem-se realidade.Recolhem-se anualmente em Portugal 72 mil toneladas de pneus. “Na sua reciclagem obtêm-se os seus componentes. O aço é encaminhado para a siderurgia, o têxtil é aproveitado para energia nas cimenteiras e, se estiver muito contaminado, vai para siderurgias fora de Portugal. A borracha é transformada em granulado e pó de borracha” explica Climênia Silva, directora-geral da Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus.Os principais destinos do granulado e pó de borracha são os relvados sintéticos e os pisos dos parques infantis. Este mercado está ficar maduro, por isso é necessário “encontrar novos destinos para escalar a utilização de pneus usados. O prémio surge com este objectivo e também o de optimizar a gestão dos pneus e dos processos industriais do pneu usado” refere Ana Lopes, project manager da 3Drivers, que faz a gestão operacional do prémio.O prémio começou em 2009 mas, longo das sete edições do Prémio Inovação Valorpneu, verificou-se que o envolvimento de empresas e da comunidade era determinante para a concretização dos projectos candidatos. Mais empresas e mais formação”Queremos alargar as parcerias e trazer mais empresas, associações sectoriais para o prémio” salientou Climênia Silva. “Tem sido difícil associar as empresas aos projectos. Muitos dos projectos ganhavam se fosse possível juntar as competências que as empresas têm”. Outro caminho seria partir da “investigação das universidades e dos laboratórios e chegar às empresas mas também gostávamos de ter o contrário em que o projecto de uma empresa possa viabilizá-lo com um dos parceiros como as universidades e a investigação” concluiu a directora-geral da Valorpneu.A experiência das anteriores edições do prémio revelou a falta de formação de alguns candidatos na análise de modelos de negócio ou o desconhecimento em relação aos direitos de propriedade intelectual. Como referiu Ana Lopes decidiu-se “dar formação a estes candidatos para ganharem competências para tornarem os seus projectos mais consolidados, terem mais futuro e saírem do papel”.As principais diferenças do Prémio Inov.ação Valorpneu relativamente às edições anteriores são: o estímulo ao estabelecimento de parcerias com vista à concretização dos projectos candidatos, a reestruturação das categorias de projecto, o maior acompanhamento das candidaturas por parte da Valorpneu e a alteração do formato de atribuição de prémios.A formação e o apoio aos projectos poderão resultar da colaboração com parceiros como as Universidades de Coimbra e de Évora, o Centro de Desenvolvimento Rápido de Produto e a Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, empresas como a Extruplás, LBN Recicla, Transucatas, SGR Ambiente, Pneugreen, Eco Solutions, Recipneu, Biosafe, Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias Limpas e Processos e Biogoma e instituições como o Portal da Construção Sustentável, Direcção-Geral das Actividades Económicas, Agência Portuguesa do Ambiente e BCSD. É necessário encontrar novos destinos para escalar a utilização dos pneus usados. O prémio surge com este objectivo e o de optimizar a gestão dos pneus e dos processos industriais.ANA LOPESProject manager da 3Drivers Queremos trazer mais empresas, associações sectoriais para o prémio. Muitos dos projectos ganhavam se fosse possível juntar as competências das empresas.CLIMÊNIA SILVADirectora-geral da Valorpneu Como funciona o prémio das ideias verdesO Prémio Inov.ação Valorpneu vai premiar gr