Rede de distribuição tem menos perdas, mas desperdiça ainda 128 litros por dia e ramal
Recursosa
quantidade de água entregue ao cliente final, mas não cobrada pelos sistemas de distribuição em baixa, ronda os 30%. O número de 2018 é semelhante aos de anos anteriores e implica que quase um terço da água distribuída fica por cobrar. É uma perda de receita para quem distribui, muitas vezes câmaras sem capacidade para investir na modernização da rede. A cada dia de 2018, noticiou a TSF, perderam-se 130 litros de água por ramal, devido a canalizações deterioradas ou outros desperdícios.
O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal de 2018, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), revela uma tendência positiva até 2016, um recuo em 2017 e, de novo, uma melhoria em 2018, no que respeita à água entregue, mas não faturada.
As mais generosas são câmaras municipais do interior do país, que deixam por cobrar água a entidades como associações de bombeiros ou entidades de interesse público, explicou ao JN fonte oficial da ERSAR.
Macedo de Cavaleiros surge em primeiro lugar: oferece mais de 80% da água distribuída. É também o município com maior quantidade de água desperdiçada: 538 litros por dia e por cada ramal de distribuição. À TSF, o vereador do pelouro, Rui Vilarinho, disse fazer reparações permanentes nos cerca de 500 quilómetros da rede de abastecimento, mas reconheceu não ter dinheiro para suportar todo o investimento necessário.
Pontos Vermelhos
Estremoz, em pleno Alentejo, está também no topo dos dois rankings: não cobra dois terços da água distribuída e perde 404 litros por dia e por ramal da rede de abastecimento.
Entre os locais com piores indicadores estão sobretudo municípios do Norte e Centro, onde a água é mais abundante. Mas o mapa do desperdício de água pintado pela ERSAR mostra pontos vermelhos em todo o território, incluindo o sul do Tejo, onde a seca se tem agravado.
O próprio relatório da entidade presidida por Orlando Borges nota que “existe potencial de melhoria” quer com a “implementação de metodologias de redução das perdas de água”, quer com a “alteração de procedimentos de faturação”. O documento completo será publicado no final do mês.
Água não faturada
(em %, apenas à escala municipal)
Perdas reais de água
(litros por ramal por dia)