A Comissão Europeia anunciou um investimento total de 11 mil milhões de euros, em 2020, nas áreas mais desafiantes em termos de inovação e investigação, com a maior tranche no último ano do seu programa Horizon 2020, estando a cibersegurança e economia digital abrangidas. São especificados alguns valores referentes a áreas particulares, com a inteligência artificial a ter um orçamento reservado de 396 milhões de euros e as medidas de combate e prevenção do cibercrime a terem 116 milhões de euros disponíveis. Para a área das ações “amigas do ambiente” o programa disponibiliza 3,7 mil milhões de euros. O segundo valor mais alto, de 1,8 mil milhões, está destinado à digitalização e transformação da indústria e dos serviços europeus. A segurança e a economia circular têm reservadas para cada uma mil milhões de euros.
O programa europeu de fundos de investigação e inovação Horizon 2020 contempla um investimento total de 77 mil milhões de euros, no período compreendido em 2014 e 2020 e já contribuiu para alguns desenvolvimentos importantes, como a descoberta de exoplanetas, a captação das primeiras imagens da orla de um buraco negro e a criação de vacinas para várias doenças, como o ébola. Para o próximo ano estão planeados apoios para desenvolvimentos no âmbito das alterações climáticas, energias renováveis e na questão dos plásticos.
Para 2020 há ainda 206 milhões de euros para projetos em setores da indústria de transformação, que recorrem a energia intensiva, no sentido de os tornar setores de economia circular e com pegada anbiental diminuta mas competitivos. 132 milhões estão destinados para o desenvolvimento e produção, na Europa, da próxima geração de baterias mais amigas do ambiente.»