O Instalador Chama-se e-diesel e trata-se do novo combustível ecológico da marca alemã de automóveis Audi. A solução que os criadores ambicionam transformar numa «rival» dos combustíveis fósseis, é amiga do ambiente e produzida sinteticamente através de hidrogénio obtido a partir da água e de dióxido de carbono (CO2) retirado do ar. O combustível começou a ser produzido em Abril numa fábrica-píloto em Dresden, na Alemanha, em parceria com uma companhia de tecnologia energética, a Sunfire, utilizando apenas como matérias-primas a água e o dióxido de carbono, que, nesta primeira fase, está a ser obtido através de uma estação de biogás mas, futuramente, será extraído a partir do ar. «Ao desenvolver o e-diesel estamos a promover um novo combustível baseado no C02 que permitirá a mobilidade de longa distância sem impacto no clima», afirma, em comunicado, Reiner Mangold, responsável da Audi, citado pela Reuters. «Utilizar o dióxido de carbono como matéria-prima representa uma oportunidade não apenas para a indústria automóvel alemã, mas para que o mesmo princípio seja transferido para outros sectores e países», considera Mangold. A produção deste combustível limpo inovador envolve vários passos: primeiro, a água é aquecida até se transformar em vapor, sendo, depois, «decomposta» em hidrogénio e oxigénio através de electrólise a alta temperatura (feita a mais de 800°C), um método «mais eficiente do que as técnicas convencionais». Posteriormente, o hidrogénio «reage» com o dióxido de carbono em reactores de síntese sob pressão e, uma vez mais, sob altas temperaturas, daí resultando um líquido denominado «crude azul» que, tal como o petróleo, «pode ser refinado» para a produção de um combustível sintético «livre de enxofre e hidrocarbonetos aromáticos». «De acordo com testes realizados pela Audi, este combustível pode ser misturado com combustíveis fósseis ou, de futuro, ser utilizado exclusivamente», antecipa a empresa alemã, que está a ser apoiada pelo Ministério da Educação e da Investigação alemão desde 2012.