I Online A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) recebeu em dois anos 1.400 denúncias por desperdício de água, na sua maioria relacionadas com rega de jardins e fugas na via pública. A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) recebeu em dois anos 1.400 denúncias por desperdício de água, na sua maioria relacionadas com rega de jardins e fugas na via pública. As denúncias foram encaminhadas à DECO através da ferramenta “Água: denuncie o desperdício”, através da qual os consumidores podem enviar informação sobre os locais onde identificaram a fuga de água e pedir a sua resolução. As denúncias são provenientes de 164 municípios e, na sua maioria, estão relacionadas com a rega desadequada de espaços verdes municipais (30 por cento), fugas visíveis à superfície (29%) e fugas em bocas de incêndio, rega ou lavagem de ruas (18%). Houve ainda denúncias relacionadas com rotura de canalizações de água (6%) e com o desperdício em bebebouros ou repuxos (15%), entre outros. A ferramenta foi criada no âmbito de uma campanha para prevenir o despedício de água e as denúncias foram encaminhadas para as entidades responsáveis, com o conhecimento da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), segundo a Deco, que propôs a esta entidade o desenvolvimento de uma ferramenta semelhante a nível nacional. “O consumidor pode e deve assumir um papel importante a reportar as perdas de água visíveis. Para tal, é necessário que as entidades responsáveis adotem uma ferramenta similar, ao nível nacional, para possibilitar a participação ativa dos cidadãos”, considerou a Deco. A DECO estima em 25% as perdas de água nos sistemas de abastecimento público, havendo municípios onde estes valores triplicam. A Associação de Defesa do Consumidor considera que os dados mais recentes (2012) divulgados pela ERSAR revelam “perdas gigantescas” de água, insuficiente reabilitação de condutas e um número elevado de avarias nas condutas de abastecimento. “Trata-se de um cenário que reforça a necessidade inadiável de uma política eficiente nas perdas de água e sustentabilidade futura do abastecimento de água”, considerou. “As perdas reais de água tratada e distribuída pelas entidades e que a vendem diretamente ao consumidor atingiram em 2012 um volume superior a 155 milhões de metros cúbicos”, segundo a DECO, que analisou ainda o aumento das tarifas de água em 88 municípios. “Verificámos que 47% destes aumentaram o tarifário de 2012 para 2013”, adiantou.