Oje A empresa apresentou o volume de negócios de 2012 em ligeira quebra, menos 2,6% para os 495,4 milhões de euros, enquanto o EBITDA atingiu os 89,23 milhões, contra 36 milhões em termos homólogos. O resultado consolidado de 2012 passou do valor negativo de 22 milhões para 11,3 milhões de euros positivos, revelou a empresa. O ponto nuclear na estratégia do grupo Lena foi centrar a atividade no setor da construção no exterior, que representou 72% dos negócios globais. O mercado doméstico registou uma boa performance no ambiente e energia, contrariando os setores mais difíceis no mercado interno, caso da construção, distribuição automóvel, turismo e comunicação. No exterior, os mercados mais promissores são os da Venezuela, Angola, Brasil e Argélia. A construção, em termos individuais, gerou 47,1 milhões de euros de EBITDA e um lucro de 29,8 milhões de euros. O setor da construção (em termos individuais) atingiu os 200 milhões de euros. O grupo revela que “a atividade original voltou a ser a âncora na produção de resultados do grupo Lena”. A gestão da empresa frisou que a inflexão nos resultados passou pela focalização nas atividade de construção, ambiente e energia, a par da simplificação da estrutura societária.