ÁGUAS DE PORTUGAL APRESENTA AINDA ESTE ANO PLANO DE AÇÃO PARA LAMAS

Água&Ambiente na Hora

O grupo Águas de Portugal (AdP) está a preparar um Plano de Ação para as lamas produzidas nas ETAR's (Estação de Tratamento de Águas Residuais) pelas várias empresas participadas do grupo, que deverá ser apresentado no decurso deste segundo semestre.

 

O presidente da AdP, João Nuno Mendes, explica ao Água&Ambiente na Hora que o plano está a ser desenvolvido "em estreita articulação com a Secretaria de Estado do Ambiente" e de acordo "com aquilo que é a política ambiental do Governo".

Este deverá ser o primeiro plano integrado de lamas promovido pela AdP e por isso está a ser desenvolvido por uma equipa interna com representantes de todas as empresas do universo do grupo.

"Tratar das lamas implica, por um lado, minimizar a sua produção nos nossos próprios processos reduzindo também as quantidades que são transportadas, e por outro lado, temos de estar conscientes daquilo que são as utilizações dessas lamas, nomeadamente a utilização agrícola e a sua utilização para a produção de composto", observa João Nuno Mendes.

Esta análise deverá lançar o mote para a introdução de alterações nas ETAR's geridas pela AdP. Mas não só. Recorde-se que em 2014 uma análise realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao fluxo de lamas de ETAR confirmava um problema há muito apontado por alguns representantes do setor: a discrepância entre os valores declarados pelos produtores de lamas e os operadores licenciados que as encaminham para destino final.

90 POR CENTO DAS LAMAS SÃO TRATADAS EM ETAR'S DO GRUPO

Se tivermos em conta que cerca de 90 por cento das lamas no país são produzidas em ETAR's da AdP, este poderá ser muito bem o início da regularização deste segmento.

Os grandes temas do setor da água vão ser debatidos durante a 12ª Expo Conferência da Água, que decorre a 7 e 8 de novembro. O programa do evento, que tem como tema "Garantir a sustentabilidade, procurar a excelência – Desafios e tendências de futuro", já está disponível aqui. As inscrições estão abertas.