AEPSA Media Center

BE WATER Já INVESTIU MAIS DE 150 MILHõES EM PORTUGAL - ENTREVISTA A ALBERTO CARVALHO NETO
08/02/2019 Vida Económica

"A Be Water analisará sempre os novos projetos de concessões que possam vir a surgir e responderá de forma profissional e responsável aos novos desafios do mercado da água nacional", 



"A Be Water analisará sempre os novos projetos de concessões que possam vir a surgir e responderá de forma profissional e responsável aos novos desafios do mercado da água nacional", afirma Alberto Carvalho Neto, CEO da Be Water. Desde o início da sua atividade em Portugal, a Be Water já investiu mais de 150 milhões no país, sendo responsável por 446 colaboradores.


Vida Económica - Quem é a Be Water? 

Alberto Carvalho Neto - A Be Water S.A é uma empresa privada responsável pela gestão de várias concessões de abastecimento de água e de saneamento em Portugal, que presta também serviços de operação e manutenção para entidades públicas e privadas.

A Be Water chegou a Portugal em 1991, então designada Compagnie Générale des Eaux (Portugal) Consultadoria e Engenharia, S.A, e tem vindo a ajustar-se às evoluções do mercado da água desde a alteração à Lei de delimitação de setores que veio permitir aos municípios portugueses delegarem a gestão dos seus sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais.

Com mais de duas décadas de experiência em Portugal, a empresa desenvolve a sua atividade em várias zonas do território nacional diretamente e através de duas subsidiárias a Aguas de Valongo S.A e a AP Aguas de Paredes S.A, e gere 4 contratos de concessão nos concelhos de Mafra (1995), Ourém (1996), Valongo (2000) e Paredes (2001). Está também presente na região do Algarve, desde 2010 através da prestação de serviços operacionais e de manutenção de sistemas multimunicipais da Aguas do Algarve.

Em 2013, a então Compagnie Générale des Eaux (Portugal) S.A e as suas subsidiárias foram adquiridas à Veolia Environnement pela Beijing Enterprises Water Group (BEWG), e deu-se a mudança para a nova designação - Be Water, S.A.


VE - Quem é a BWEG (PT), acionista única da Be Water?

ACN - A empresa BEWG (PT), S.A. é totalmente detida pelo Beijing Enterprises Water Group (BEWG), grupo chinês cotado na bolsa de valores de Hong-Kong, especializado nos setores da água e da preservação do ambiente, e líder no fornecimento de soluções de sistemas integrados para o setor da água.

A BEWG desenvolve a sua atividade nas áreas de engenharia e consultadoria, através de operação de infraestruturas vocacionadas para a preservação do meio ambiente, e da investigação e desenvolvimento técnicos (I&D), contemplando ainda a gestão de parcerias estratégicas, de projetos e de meios de financiamento. Detém mais de 300 projetos repartidos em 20 províncias, cidades e regiões autónomas na China, Macau, Malásia, Singapura, Taiwan, Austrália e Portugal.

Ao longo dos últimos anos, a BEWG recebeu vários prémios e distinções, entre os quais os de "China New Water Enterprises" e de "China Eamous Company of Water Industry". Ocupa, desde 2000, o primeiro lugar das 10 empresas mais importantes da indústria da água na China.


VE - Qual é o valor do investimento realizado em Portugal no âmbito das concessões de abastecimento e saneamento de água?

ACN - Desde o início da sua atividade em Portugal, a Be Water já investiu mais de 150 milhões de euros no país.

O investimento continuado realizado pela Be Water no sentido de renovar e expandir as instalações de água e saneamento traduziu-se num aumento do número de ligações à rede pública e da taxa de cobertura de serviços dos respetivos município, bem como numa melhoria da eficiência da rede e consequente diminuição das perdas de água, em comparação com o início das várias concessões. Esta evolução representa também um contributo muito positivo para a preservação e melhor gestão dos recursos hídricos dos municípios.


VE - Há perspetivas de investimento noutras concessões em Portugal?

ACN - A Be Water analisará sempre os novos projetos de concessões que possam vir a surgir e responderá de forma profissional e responsável aos novos desafios do mercado da água nacional.


Aposta nos PALOP


VE - Para além das quatro concessões, que outras ativi- dades é que a Be Water desenvolve no país?

ACN - A Be Water opera no mercado municipal e industrial com outro tipo de modelo de colaboração que ajusta às necessidades e objetivos de cada cliente como:

a operação e manutenção nos quais assume a gestão operacional das instalações através de uma prestação de serviços; assistências técnicas diversas desde acompanhamento a prestações especializadas tais como circuitos de refrigeração e de águas quentes, desidratação de lamas, reutilização de água e reciclagem; modelos contratuais que podem incluir o projeto (D) e/ ou a construção (B) de uma ou mais instalações, e ainda a gestão operacional (O/OM). Neste tipo de contrato, tipicamente a longo prazo, é comum o financiamento destinado à construção de infraestruturas ser assegurado pela Be Water. As instalações por si construídas permanecem sua propriedade durante o período contratual, sendo no seu final entregues ao cliente.

A Be Water procura, com o recurso às melhores soluções e a uma equipa de profissionais com uma larga experiência, garantir a excelência nas suas prestações, libertando os clientes das exigências cada vez mais complexas relacionadas com a gestão dos recursos naturais e o cumprimento de metas ambientais cada vez mais ambiciosas.

A Be Water tem vindo, com o apoio e experiência da sua equipa de profissionais baseada em Portugal, a responder a projetos concursais, do setor da água, para vários países de língua portuguesa.


VE - Quantas pessoas é que a Be Water emprega em Portugal?

ACN - Em Portugal, a Be Water é responsável por 446 colaboradores, dos quais 258 trabalham nas concessões: 90 na concessão de Mafra, 41 na de Ourém, 81 em Valongo e 46 em Paredes.


VE - A quantas pessoas é que a Be Water fornece água em Portugal?

ACN - Em território nacional, e através dos seus 4 contratos de concessão, a Be Water garante serviços de abastecimento público de água a mais de 303 mil habitantes com um total de 129 mil utilizadores.


VE - E qual é o número de clientes abrangidos pelos sistemas de saneamento?

ACN -Relativamente aos serviços de saneamento nos 4 contratos de concessão, a Be Water conta cerca de 93 mil clientes e nos serviços prestados a entidades em alta faturou cerca de 20 milhões de metros cúbicos em 2018.


VE - Qual é a extensão da rede gerida pela Be Water em Portugal?

ACN - A rede de abastecimento público de água gerida pela Be Water conta com cerca de 3013 Km de extensão, repartidos pelas 4 concessões. Já a rede de tratamento e saneamento de águas residuais tem cerca de 1103 Km, divididos pelas concessões da empresa, com exceção de Ourém, cujo contrato apenas abrange o abastecimento de água.


VE - Sendo o seu principal acionista uma empresa dedicada à preservação do ambiente, de que formas é que a Be Water assume um compromisso ambiental?

ACN - A Be Water procura desenvolver a sua atividade de forma sustentável, assumindo um compromisso económico, social e ambiental com as comunidades às quais presta serviços. No que diz respeito às suas áreas de intervenção, a Be Water considera prioritário proteger e monitorizar os recursos hídricos, procurando aumentar a eficiência dos sistemas em uso e assim reduzir as fugas de água. Isto é feito sobretudo através do investimento contínuo na melhoria das infraestruturas, na formação das suas equipas, e também através do desenvolvimento de fontes alternativas de água, tais como o tratamento e reutilização das águas residuais.

Para minimizar os impactos ao nível da biodiversidade, as instalações são geridas de acordo com os ecossistemas onde se inserem, tendo em conta a proteção de zonas sensíveis e a restauração de habitats. Como parte deste compromisso ambiental, a Be Water monitoriza e procura minimizar a sua pegada ecológica, optando pela otimização do uso de energia na sua rede e instalações.


Ações de parceria com escolas

Para além dos esforços de cariz mais técnico e operacional, a Be Water desenvolve várias campanhas de sensibilização ambiental junto das populações às quais presta serviços de água e saneamento. Estas ações, geralmente feitas em parceria com escolas, pretendem promover uma utilização consciente e eficiente da água. Em algumas ocasiões, nomeadamente eventos desportivos locais, a Be Water distribui através do seu "bar da água" água com o intuito de promover o consumo de água da rede pública, sublinhando assim a sua qualidade. Outras iniciativas de sensibilização ambiental desenvolvidas junto das populações incluem a limpeza de rios e outros cursos de água.