SETORES DAS EMPRESAS QUE REPRESENTAMOS

Abastecimento de Água
Recolha e tratamento de águas residuais
Recolha e deposição de resíduos sólidos urbanos
Produção e aproveitamento de energias renováveis
Aproveitamento de materiais reutilizáveis e recicláveis
Transformação de materiais ferrosos e veículos em fim de vida

Notícias

Da alta velocidade entre Lisboa e Porto ao cluster do hidrogénio. Dez propostas do plano de Costa Silva

Eco sapo.pt

António Costa Silva já entregou ao Governo a primeira proposta de plano de recuperação da economia para os próximos dez anos. São 119 páginas e dezenas de propostas. Mas não há contas.

António Costa Silva foi contratado pelo Governo, em regime ‘pro bono’, para coordenar a estratégia de retoma da economia pós-Covid e esta quinta-feira, depois de dezenas de reuniões, apresentou aos ministros a primeira proposta com uma “Visão estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030”. O plano, a que o ECO teve acesso, tem 119 páginas, planos de investimento setorial e dezenas de medidas, umas mais concretas, outras mais genéricas, e muitos gráficos, mas poucos números. Uma das propostas é a construção de “um eixo ferroviário de alta velocidade Porto-Lisboa para passageiros, começando com o troço Porto-Soure (onde existem mais constrangimentos de circulação)“.

Read more ...

João Peças Lopes: O Hidrogénio - um vetor energético complementar à eletricidade para a descarbonização da economia Portuguesa

Água&Ambiente Online

As ameaças das alterações climáticas determinam a necessidade de descarbonizar a economia mundial. Por esse motivo assistiremos a uma eletrificação crescente da atividade económica, complementando-se esse movimento com a utilização crescente de recursos energéticos renováveis para a produção de eletricidade e a desclassificação progressiva de centrais termoelétricas, a começar pelas centrais de carvão.

Read more ...

Pedro Perdigão: Perdas são problema de gestão, não de engenharia Opinião Água

Água&Ambiente Online

Se, no início da década de 90 do século passado, pouca Engenharia existia sobre o tema das perdas de água, desde então foi percorrido o caminho necessário para haver respostas técnicas, eficazes e eficientes, nesta matéria. Conceitos como: balanço hídrico; zonas de medição e controlo, perdas por erros de medição, perdas reais mínimas e inevitáveis (e a sua relação – ILI) e a tecnologia associada são já inquestionados e estão disponíveis há cerca de 20 anos.

Read more ...

Luvas e máscaras não devem ser colocadas em ecopontos, alerta Ministério do Ambiente

Ambiente Online

O Ministério do Ambiente e Ação Climática alerta a população para não colocar luvas e máscaras nos ecopontos, que são apenas dedicados a resíduos de embalagens, vidro e papel/cartão, mas sim nos contentores para resíduos indiferenciados.

Face ao aumento do número de luvas e de máscaras colocadas nos ecopontos a tutela refere, em comunicado, que “os ecopontos não são locais para deposição de luvas e de máscaras”, e apela aos cidadãos para acatarem as indicações sobre o correto acondicionamento e encaminhamento dos seus resíduos.

 

Também a Lipor, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos de oito municípios do Grande Porto, adverte para esta situação informando os cidadãos “que os resíduos de luvas, máscaras e lenços de papel não podem ser depositados no contentor amarelo”.

 

O Ministério do Ambiente lembra ainda que “a colaboração com os serviços de higiene urbana dos municípios e dos sistemas de gestão de resíduos urbanos é essencial para assegurar que estes serviços continuam a ser feitos de maneira segura e eficaz”.


FaLang translation system by Faboba