Ambiente Online
Depois de uma queixa da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, à CADA – Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, cuja decisão foi favorável à associação ambientalista, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente deve tornar públicos os dados sobre a gestão dos REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos relativos a 2018. Estão em causa, segundo a ZERO, resíduos provenientes da recolha de sucata indiferenciada, e, nomeadamente, valores sobre “quais as quantidades das componentes perigosas que foram removidas desses resíduos”.
“Lembramos que a APA contabilizou para as metas de gestão de REEE em 2018 os REEE que foram recolhidos misturados com outra sucata, mas que, por isso, não tiveram um tratamento adequado, pelo que não deveriam ter sido contabilizados para as metas desse ano”, relembra a ZERO.
Recorde-se que a CADA havia já decidido no sentido de obrigar a APA a mostrar à ZERO as evidências no que concerne a dados oficiais de recolha e tratamento de REEE relativos a 2018, cujo acesso tinha sido negado à associação ambientalista.