Ambiente Online
No âmbito da campanha nacional de reciclagem denominada “Quartel Electrão”, foram recolhidas 1150 de equipamentos elétricos usados para reciclagem nos primeiros seis meses deste ano, um aumento superior a 50% face ao mesmo período de 2020, informou a Electrão – Associação de Gestão de Resíduos.
Das 1.150 toneladas recolhidas no primeiro semestre, 11 correspondem a lâmpadas, sete são de pilhas e as restantes 1.132 toneladas dizem respeito a equipamentos elétricos fora de uso.
A iniciativa conta com a adesão de 165 associações e visa a recolha deste tipo de equipamentos em quartéis de bombeiros. Esta tendência de crescimento já tinha sido registada o ano passado quando os bombeiros portugueses atingiram um máximo de recolha de pilhas e de equipamentos elétricos, alcançando 2.029 toneladas.
A campanha teve início a 01 de janeiro de 2021 e prolonga-se até 30 de novembro, aliando a causa da reciclagem de equipamentos elétricos usados à atribuição vários prémios.
No âmbito desta ação de promoção da reciclagem estão já garantidos nesta edição mais de 86 mil euros em prémios a distribuir pelas associações.
A Associação de Gestão de Resíduos tem recebido “o contacto de várias empresas que encaminham os seus equipamentos elétricos fora de uso através do Electrão, pedindo expressamente para beneficiar determinada associação humanitária de bombeiros voluntários”.