Jornal de Notícias ERSAR A água para consumo humano apresenta uma “excelente qualidade”, garante um relatório da entidade gestora do setor, que realizou 50 ações de fiscalização em 2016, e instaurou processos de contraordenação principalmente sobre incumprimentos de prazos administrativos. O relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” referente a 2016, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), “confirma que a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma excelente qualidade”.Portugal “mantém o nível de excelência com o indicador de água segura na ordem dos 99%, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança”, assegura a ERSAR que, no ano passado, realizou 50 ações de fiscalização para verificar o cumprimento dos requisitos legais do regime da qualidade da água para consumo humano. 84% das ações foram realizadas no norte e centro do país.No norte e centro “ainda persisr tem alguns problemas pontuais de qualidade da água, geralmente em pequenas zonas de abastecimen to”, refere a ERSAR. “Os processos de contraordenação instruídos incidiram, essencialmente, no incumprimento de prazos administrativos relativamente à comunicação de incumprimentos à ERSAR e às autoridades de saúde”.Quanto às análises à qualidade da água, foram realizadas “a quase totalidade” das impostas por lei. tendo sido verificado o cumprimento dos valores em 98,77%.