Ambiente Online
O Ministério do Ambiente e Ação Climática alerta a população para não colocar luvas e máscaras nos ecopontos, que são apenas dedicados a resíduos de embalagens, vidro e papel/cartão, mas sim nos contentores para resíduos indiferenciados.
Face ao aumento do número de luvas e de máscaras colocadas nos ecopontos a tutela refere, em comunicado, que “os ecopontos não são locais para deposição de luvas e de máscaras”, e apela aos cidadãos para acatarem as indicações sobre o correto acondicionamento e encaminhamento dos seus resíduos.
Também a Lipor, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos de oito municípios do Grande Porto, adverte para esta situação informando os cidadãos “que os resíduos de luvas, máscaras e lenços de papel não podem ser depositados no contentor amarelo”.
O Ministério do Ambiente lembra ainda que “a colaboração com os serviços de higiene urbana dos municípios e dos sistemas de gestão de resíduos urbanos é essencial para assegurar que estes serviços continuam a ser feitos de maneira segura e eficaz”.