Imagens serão depois encaminhadas para os respetivos produtores ou retalhistas. Associação via depois pedir que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico
Imagens serão depois encaminhadas para os respetivos produtores ou retalhistas. Associação via depois pedir que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibiliza a partir desta quarta-feira uma página nas redes sociais e um email para que os cidadãos denunciem produtos excessiva ou injustificadamente embalados em plástico. No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira, a DECO passa a ter disponível um endereço de ‘e-mail’ (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico, com as imagens a serem depois encaminhadas para os respetivos produtores ou retalhistas. A DECO explica em comunicado que vai pedir a esses produtores ou retalhistas que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico. “No Dia Mundial do Ambiente convidamos todos os consumidores a juntarem-se à DECO para exigir que as empresas eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais”, diz a organização no comunicado. Além do endereço de e-mail, a partir da manhã desta quarta-feira também vão estar disponíveis em todas as redes sociais páginas para receber as mensagens dos consumidores, com a DECO a incentivar a utilização do “hashtag” #plasticoamais e a partilha de fotografias de produtos desnecessariamente envolvidos em plástico. “Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, consideramos que não há tempo a perder”, diz também a DECO no comunicado. Fonte da associação disse à Lusa que também vão ser pedidas reuniões com as empresas responsáveis pela colocação dos produtos e defendeu que quanto mais fotografias forem enviadas mais “força” a DECO tem para protestar. A DECO diz que já partilhou as preocupações e a ação com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética e com a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor, e acrescenta que um pequeno gesto de um consumidor pode contribuir para que uma empresa mude o comportamento.