A empresa nacional, INDAQUA, é a grande vencedora dos prémios ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) que distingue as melhores empresas de Água e Resíduos. Recebeu seis prémios, dos quais se destaca a concessão de Matosinhos premiada em todas as categorias existentes tornando-se a única cidade do país com selo de qualidade para o uso eficiente da água.
O reconhecimento feito à INDAQUA – com o Selo de Qualidade do Serviço – assenta em três categorias distintas: abastecimento público de água, uso eficiente de água e qualidade exemplar de água para consumo humano. Estes selos de qualidade anuais têm como objetivo premiar e divulgar casos portugueses de referência relativamente à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos. Tudo isto serve para contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
Descriminam-se assim os seis galardões atribuídos à empresa: “Prémio de excelência em abastecimento público de água ao consumidor” e “Selo de qualidade para o uso eficiente da água” -INDAQUA Matosinhos (prémios exclusivos da empresa);
“Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” – Águas de S. João, INDAQUA Matosinhos, Santo Tirso/Trofa e Vila do Conde.
O CEO da empresa, Enrique Castiblan- ques, realça que “Estes prémios são os Óscares para o nosso sector e sermos reconhecidos desta forma premeia também o nosso compromisso em prol da saúde e qualidade de vida das populações em particular e da sustentabilidade em geral”.
A INDAQUA é uma empresa portuguesa multinacional que se assume como um dos principais atores no setor da distribuição de água, centrando-se mais a norte do país, especificamente em licenças municipais em Matosinhos, Fafe, Vila do Conde, Oliveira de Azeméis, Trofa, Santo Tirso, Santa Maria da Feira e uma parceria público-privada em São João da Madeira. Desde 1994 que concorre a todos os concursos públicos relevantes para a atribuição de concessões municipais. Ganhou o primeiro contrato em 1996 no Município de Fafe e assinou o contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos Municipais de Abastecimento de Água e Saneamento, no Município de Santa Maria da Feira – outorgado em escritura pública – no dia 3 de dezembro de 1999.