Agricultura e Mar A EGF, através das suas concessionárias, está a investir cerca de 2,6 milhões de euros num programa nacional de inovação social que atribui benefícios económicos a quem separa as embalagens usadas. Este programa é um dos maiores investimentos nacionais dedicados à educação e sensibilização ambiental, garante fonte da empresa. “Mudou o paradigma e as acções de educação ambiental vão passar a premiar o bom comportamento ambiental, numa iniciativa inédita e inovadora e que, de Norte a Sul do País, vai premiar os cidadãos e demonstrar os benefícios económicos, ambientais e sociais de reciclar as embalagens usadas”, refere um comunicado da EGF. Ou seja, os cidadãos passam a ser pagos por reciclarem. Por exemplo, com a campanha Reciclar Vale Mais, a EGF paga por embalagens usadas,em cartão Pingo Doce. Para fomentar as boas práticas ambientais, com especial enfoque na reciclagem de resíduos, o programa vai assentar na organização de várias iniciativas junto da população, do comércio e dos estabelecimentos de ensino, destacando-se as seguintes: A iniciativa Ecoeventos vem apoiar, certificar e reconhecer as boas práticas ambientais implementadas nos festivais, festas, corridas, romarias e eventos desportivos que se realizam por todo o País. O objectivo é garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos nos recintos dos eventos, desde a sua prevenção, reutilização e reciclagem e sensibilizar os participantes a colaborar neste movimento colectivo. Para ajudar nesta missão, cada concessionária assegura a recolha selectiva das embalagens, os contentores/recipientes adequados a cada local, acções de sensibilização e incentivos em função da quantidade entregue. EcoEventos de todas as dimensões, como os realizados no Rock in Rio, Marés Vivas, Expofacic, Boom Festival, Sol da Caparica ou as Festas Gualterianas de Guimarães, são alguns dos casos de sucesso. Quanto ao Comércio a Reciclar, em todas as concessionárias, a EGF está a realizar uma acção de sensibilização que vai envolver mais de 26.000 estabelecimentos comerciais, com o objectivo de informar sobre as vantagens de reciclar as embalagens usadas, como funciona o seu sistema de recolha selectiva e ajudar a encontrar soluções sempre que existam impedimentos à sua participação. Para incentivar esta iniciativa, será entregue um kit pedagógico com o código da reciclagem . Lisboa foi o concelho que iniciou esta actividade, que se vai estender aos 174 municípios das áreas de intervenção das 11 empresas participadas pela EGF. Já a EcoValor é uma iniciativa dedicada à promoção da educação ambiental em estabelecimentos de ensino, através do qual a EGF pretende distinguir com um prémio monetário os bons comportamentos ambientais. Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida entregue, a escola receberá 0,50€, e as melhores escolas de cada município serão recompensadas em maior valor. Esta iniciativa de âmbito nacional vai iniciar já neste ano lectivo, contemplando todo o apoio logístico (suportes para sacos, sacos e recolha selectiva) e mais de 5.000 acções de sensibilização a realizar por monitores de acção ambiental. Ainda neste âmbito, o programa da EGF contempla uma digressão com planetários itinerantes de educação ambiental “A nossa Casa é um Planeta”, onde se pode assistir a filmes 360º dedicados às temáticas da prevenção, reutilização e reciclagem. Com recurso às novas tecnologias, a EGF lançou ainda a APP Recycle Bingo, uma aplicação móvel, disponível na AppStore e no GooglePlay, que premeia o bom comportamento do cidadão em função do número de vezes que este vai entregar embalagens no seu ecoponto habitual. Esta aplicação inovadora consegue saber através da geolocalização do nosso smartphone, que nos encontramos perto do ecoponto. Ao se fazer check-in, são desbloqueados EcoGifts, com os quais se preenchem os cartões BinGo. Cada vez que se completa um cartão são oferecidas EcoMoedas que podem ser trocadas por prémios, como bilhetes de cinema, vales de desconto, e muito mais. Além desta missão principal, a aplicação vai lançando missões especiais surpresa com o intuito de melhorar os conhecimentos dos portugueses sobre a