Direct Obras Foi aprovado na última semana pela Comissão Europeia, o apoio no valor de 460 milhões de euros provenientes dos fundos europeus de Coesão e de Desenvolvimento Regional, para 11 projectos regionais portugueses. São os 11 projectos osseguintes: Modernização da linha ferroviária de Sintra Secção Barcarena Cacém Este projecto baseia-se na quadruplicação da via num troço de 4,5 km, a melhoria das estações ferroviárias de Barcarena e Cacém e a supressão detodas as passagens de nível para peões e rodoviárias ao longo dareferida secção. Linha ferroviária do Norte – modernização da secção Alfarelos/Pampilhosa (fase 1) Este projecto abrange 40,22KM e inclui a remodelação das estações ferroviárias e a remoção de todas as passagens de nível parapeões e rodoviárias na referida secção. A segunda fase (trabalhosde electrificação) será cofinanciada pelo Fundo de Coesão noperíodo de programação 2014-2020. Linha ferroviária do Norte – modernização da secção Ovar/Gaia (fase 1) Cobrindo uma distância de 36KM esta intervenção corresponde à primeirafase de modernização desta secção, a qual faz parte da redeprincipal das redes transeuropeias de transportes (RTE-T). O objectivodo projecto consiste em eliminar os pontos de estrangulamento, a fimde permitir o funcionamento eficaz da linha ferroviária do Norte.Tem por objectivo melhorar a qualidade de serviço e a segurança coma redução das passagens de nível e a instalação de sistemas electrónicos de sinalização, telecomunicações e sistemas decontrolo de velocidade, em conformidade com os requisitos das redes transeuropeias de transportes. A segunda fase será cofinanciada peloFundo de Coesão no período de programação de 2014-2020. Extensão da Linha Azul do Metro de Lisboa até à Reboleira Extensão da Linha Azul do Metro de Lisboa, entre as estações da Amadora-Estee a estação intermodal da Reboleira, e inclui a construção decerca de 0,6 km de galeria do túnel e a construção de uma estação do metropolitano na Reboleira (estação terminal). O objectivo écriar uma estação intermodal na Reboleira com ligação à linha de caminho-de-ferro (Lisboa-Sintra), à linha Azul do metropolitano e ao sistema de transportes públicos por autocarro. A população servidapelo prolongamento da linha de Metro aumentará em 10 798 pessoas e oprojeto ajudará a reduzir as emissões médias de CO2 em 3 005toneladas de equivalente CO2 por ano. Túnel da autoestrada do Marão Este projeto diz respeito à autoestrada A4 entre Amarante e Vila Real; oobjetivo é completar a autoestrada entre o Porto e Bragança,reforçando a ligação à fronteira espanhola em Quintanilha e a Zamora Tordesillas-Valladolid. Esta ligação rodoviária faz partedas Redes Transeuropeias de Transportes. Centro Materno-Infantil na região Norte Construção do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), envolvendo a construçãode um novo edifício, a reconstrução do edifício existente da maternidade Júlio Dinis, incluindo lugares de estacionamento. Infraestrutura hidráulica de São Pedro-Baleizão-Quintos Conclusão da rede primária do «EFMA», que garante o abastecimento de água potável ao município de Beja e outros fins. Sistema de abastecimento de água Brinches-Enxoé O objetivo consiste em transportar a água armazenada no reservatóriode Brinches para os reservatórios de Serpa, Laje e Enxoé, na continuação da execução da rede primária do subsistema deArdila. Esta infraestrutura irá assegurar o abastecimento de água aos concelhos de Serpa, Moura e Vidigueira, beneficiando uma população de cerca de 38 064 habitantes. Infraestrutura hidráulica de Pedrógão – lado direito Irá garantir o abastecimento de água potável ao município de Beja, bem como o abastecimento de água para irrigação numa área de 5 083hectares. O fluxo de água necessário é assegurado pelo reservatório de São Pedro, que será abastecido com água do reservatório de Pedrógão. Intervenção nos pontos terminais dos principais cursos do Funchal Correcção das vulnerabilidades e a prevenção dos riscos de