Ambiente Magazine A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) realizou 58 fiscalizações à qualidade da água para consumo humano em 2014, que deram origema 70 processos de contraordenação, especialmente devido ao incumprimento de prazos legais. A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) realizou 58 fiscalizações à qualidade da água para consumo humano em 2014, que deram origem a 70 processos de contraordenação, especialmente devido ao incumprimento de prazos legais. Uma das prioridades da fiscalização dos operadores responsáveis pelo abastecimento de água, é a verificação do cumprimento da legislação, área em que a principal infracção detectada foi a falha das entidades gestoras em comunicarem à ERSAR, e às respectivas autoridades de saúde, os incumprimentos dos valores limite estabelecidos. Outro objectivo passa pela análise técnica das condições de operação das entidades gestoras e, se necessário, elaboração de um plano de acção orientado para os problemas de qualidade da água identificados. Portugal já atingiu mais de 98% de água do abastecimento público segura para consumo. Desta forma, a resolução dos problemas pontuais que persistem, requer, segundo a entidade, uma “acção mais cirúrgica”. Neste sentido, a ERSAR iniciou a elaboração de planos de acção específicos para as questões identificadas, com medidas correctivas calendarizadas, num processo que envolve a entidade gestora e a autoridade de saúde.